quarta-feira, 28 de novembro de 2012

I Feira Internacional de Língua Inglesa

É com imensa alegria que a GRE Petrolina Convida os estudantes das escolas estaduais da rede a participarem da Feira Internacional de Língua Inglesa (Petrolina International English Fair) que acontecerá de 29/11 a 01/12 no SENAI. Aproveite esta grande oportunidade e faça parte dessa imersão na língua inglesa! Confira toda a programação no folder abaixo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Programa Ganhe o Mundo


Acontecerá amanhã, dia 23/12/2012, às 8h, na GRE-Petrolina uma reunião do Programa Ganhe o Mundo da Secretaria de Educação de Pernambuco, que conta com a participação de Estudantes Intercambistas das GREs do Sertão (Petrolina, Salgueiro, Floresta e Araripina). 
Participarão do encontro professores, gestores e pais dos estudantes intercambistas. A reunião tem como objetivo orientar estudantes selecionados do PGM (Programa Ganhe o Mundo) Nova Zelândia/Austrália.

ESTUDANTE DA ESCOLA ESTADUAL WILMA WZELY VENCE 7ª EDIÇÃO DO CONCURSO ARTE-LIVRE


O estudante Robério Lisboa Gomes Sá, do 8º ano da Escola Wilma Wzely, Zona Rural, município de Petrolina, venceu a 7ª Edição do Concurso Arte-Livre, na Categoria texto, abordando o tema A importância do voto para a vida de crianças e adolescentes”. Cerca de dois mil estudantes de escolas públicas e particulares do Estado de Pernambuco participaram dessa ação que contou com a participação 112 escolas de todas as regiões pernambucanas sendo que apenas 12 foram selecionadas nas categorias Desenho (2 trabalhos) e Texto (10 trabalho). O citado concurso é anualmente promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE.
 Os vencedores receberão do CEDCA/PE um aparelho notebook e um kit de literatura infanto-juvenil, além da publicação de seus textos em uma agenda temática para 2013. A premiação ocorrerá no dia 27 de novembro deste ano, às 9h, na Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (Av. Dezessete de Agosto, nº 2187, Casa Forte- Recife/PE)
 A GRE- Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco parabeniza a Equipe Gestora, o estudante e a professora pelo sucesso de tão significativa ação, enfatizando que iniciativas como estas contribuem para o engrandecimento da Educação Pública de nosso Estado.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estudantes da Rede Estadual fazem provas do SAEPE 2012

Nesta quarta-feira estão sendo aplicadas as provas do SAEPE- Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, estão sendo avaliados os alunos do 3º ano (2º série), 6º ano (5º série) e 9º ano (8º série) do ensino fundamental, como também os estudantes do 3º ano do ensino médio e 4º ano do normal médio. A prova oferece questões de múltipla escolha, totalizando 51 questões de Português e Matemática. O exame também faze uma pesquisa com seus estudantes com 71 questões, sobre suas condições de moradia e também da escola. 
Boa Sorte a todos os estudantes da Rede Pública de Ensino.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O curso de Certificação PROGEPE/PROTEPE já está dando o que falar nas salas de aula de Esc. EMAAF




 A Neurociência contribui com a aprendizagem cognitiva com a melhoria dos conteúdos internos (emocional). Que consequentemente ajudará na sociabilidade e na interação social dos atores envolvidos nos processos educacionais.
Aliada a neurociência, temos a neuroeducação, que também contribui na aprendizagem e nas relações interpessoais e cognitivas de toda comunidade escolar.
A Escola Marechal Antonio Alves Filho Petrolina - PE, com objetivo de melhorar a aprendizagem dos seus estudantes, e as relações socioafetivas está vivenciando atividades transdisciplinares focadas na neurociência e neuroeducação tais como: palavras cruzadas, xadrez, sudoku, teatro, música e outros.
Texto: Maria de Lourdes Oliveira Dias (Educadora), ministra as disciplinas história e sociologia.

domingo, 18 de novembro de 2012

MENSAGEM AOS CURSISTAS PROGEPE/PROTEPE


Minhas queridas (os) professores, gestores (as) em exercício e técnicos que fizeram o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar - PROGEPE/PROTEPE, recebam nosso especial parabéns por fazerem parte de um time que gosta de estudar e de contribuir com a melhoria da educação do nosso estado. 

Independentemente da certifica
ção, da consulta à comunidade escolar, todos e todas serão melhores nas suas respectivas funções, por se apropriaram e se empoderaram de um conjunto de competências necessárias e fundamentais ao papel de um gestor público comprometido com os desafios demandados pela nova ordem da gestão escolar democrática , sintonizada com as políticas públicas implantadas pela Secretaria de Educação. voltadas para gestão de resultado com qualidade social, com foco na aprendizagem dos estudantes.

Pernambuco ganha um novo referencial de capital humano e todos (as) vocês, ganham no entendimento da política de responsabilização educacional, ganham em competência de gestão de pessoas e de gestão escolar e ganham, sobretudo, em acesso e apropriação de novos conhecimentos e no investimento pessoal e profissional.


Todos e todas terão sempre o nosso reconhecimento, admiração e carinho.
Grande abraço.
Professora Anete Ferraz e equipe GRE-Petrolina

A relação dos aprovados pode ser encontrada no site da secretaria de educação
educacao.pe.gov.br.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SAEPE

Neste dia 21 de novembro de 2012, as Escolas da Regional Petrolina abrirão alegremente suas portas para mais uma edição do SAEPE – Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco. O SAEPE foi criado em 2000 e é uma das principais ferramentas para auxiliar a definição e a implantação de políticas educacionais que assegurem a todos os estudantes o direito de aprender As avaliações são direcionadas aos estudantes do 2ª série/3º ano, 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental – 3º Ano do Ensino Médio e uma amostragem do 1º e 2º anos do Ensino Médio /SAEPE-LONGITUDINAL. Este é um momento festivo e a equipe gestora da escola é convidada a organizar pedagogicamente o ambiente educativo e a estimular os/as estudantes a participarem efetivamente e massivamente deste tão grandioso momento. É nessa direção que convocamos todos os profissionais da educação a envolver-se na aplicação do SAEPE/LONGITUDINAL 2012, a fim de que possamos juntos, alcançar o grande desafio: elevar os índices educacionais e melhorar a educação pública.