sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estudantes das Escolas NM 6 e EREM Jacob Antonio de Oliveira representaram a GRE – Petrolina na XIII Fenearte





Com o objetivo de estimular a produção e a criatividade dos estudantes, elevar a autoestima, incentivá-los a continuar desenvolvendo a sua arte e expor seus trabalhos, a Secretaria de Educação (SE) participou pelo segundo ano consecutivo com um caminhão adaptado para a exposição dos trabalhos dos estudantes da rede estadual de ensino da XIII Fenearte. A feira teve como tema o Centenário do rei do Baião, Luiz Gonzaga. Cada GRE recebeu uma música de Gonzagão e todas as produções foram construídas a partir da temática em tela.
Na tarde da sexta-feira (13) a Secretaria de Educação (SE) proporcionou aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas NM 06 – Petrolina e EREM Jacob Antonio de Oliveira – Orocó, conhecerem um dos mais importantes eventos de artesanato do continente, a XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, Olinda, além dos trabalhos produzidos nas 17 Gerências Regionais de Ensino (GREs).
Ao chegarem ao evento, os estudantes visitaram o caminhão stand da Secretaria de Educação (SE), foram acolhidos, fotografados e parabenizados pelas belíssimas produções, além de receberem da equipe camisetas com o seguinte slogan: Secretaria de Educação na Fenearte – homenageando o Centenário de Luiz Gonzaga.
Após visitação ao caminhão da SE, os estudantes apreciaram a feira em sua totalidade e constataram a grandiosidade da ação da SE e sentiram-se protagonistas do processo destacando a relevância do evento.
Vale ressaltar o compromisso das professoras que acompanharam os estudantes e da felicidade de cada um pela oportunidade única que tiveram conforme declaração dos mesmos.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Curso de Aperfeiçoamento do Progepe e Protepe inicia neste sábado (28)


Iniciam neste sábado (28) as aulas do curso de aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada para Gestores Escolares e Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe e Protepe), idealizado pela Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede. Os oito mil docentes e técnicos inscritos para participar da iniciativa assistirão as aulas nas 62 escolas dos 39 polos distribuídos por todo o estado.
O curso de aperfeiçoamento é uma das etapas do programa que pretende formar em gestão educacional, os servidores da Educação e aqueles docentes que também tem o interesse em participar da eleição para diretor e diretor adjunto das escolas estaduais de Pernambuco.
Composto por 12 módulos, que serão ministrados em aulas presenciais durante 12 sábados, essa etapa do Progepe também disponibilizará um ambiente virtual de aprendizagem, onde serão postados o material didático eletrônico, as atividades e fóruns. No total, o curso de aperfeiçoamento tem 180 horas, 96 na modalidade presencial e 84 trabalhadas à distância.
Os professores, selecionados pela Universidade de Pernambuco, ministrarão as aulas e disseminarão os conhecimentos de gerenciamento e administração que nortearão os cursistas no cotidiano das escolas. Após o término do curso de aperfeiçoamento, haverá uma prova de certificação. Os docentes e técnicos que obtiverem notas acima de sete e 80% de frequência no curso receberão o certificado que demonstrará que estão habilitados nas competências de gestão.
Ao ser habilitado, através da certificação, o professor poderá escolher a unidade na qual deseja concorrer ao cargo de diretor, bem como indicar também seu adjunto (este, também precisa estar certificado). A eleição ocorrerá na comunidade escolar e, durante esse período, os candidatos apresentarão sua proposta de gestão para melhoria da unidade. Os três primeiros colocados serão encaminhados para o parecer do Governador Eduardo Campos.
Em meados do mês de dezembro, será publicada a relação de diretores escolares nomeados e a posse acontecerá no início de janeiro. Entretanto, para assumir o cargo, é condição necessária a continuação do processo de qualificação profissional desses profissionais. Por isso, só tomarão posse aqueles docentes que estiverem matriculados nos cursos de especialização e mestrado em gestão escolar que a Secretaria de Educação disponibilizará para os nomeados.
Valorização – Ainda na perspectiva de valorização, o Governo do Estado disponibilizará, através de edital, 50 vagas de mestrado e especialização em Gestão Educacional para os técnicos e docentes não empossados como diretor e adjunto, mas que tenham obtido a certificação.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educalção

terça-feira, 24 de julho de 2012

Curso de Certificação em LIBRAS

O governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e da Gerência Regional de Petrolina, realiza no período de 23 de julho 03 de agosto de 2012, o Curso de Certificação de Proficiência em LIBRAS para Intérpretes e Instutores. 
A LIBRAS, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestual-visual. Os cursos básicos são oferecidos para a aquisição dessa língua, não tendo, no entanto, nenhum valor como comprovação de proficiência, quando se faz necessário um curso posterior que ofereça essa certificação
O Cruso de Proficiência em LIBRAS para intérpretes e instrutores visa aprofundar os conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no sentido de estabelecer uma comunicação mais efetiva com as pessoas surdas e ter a possibilidade de uma certificação de proficiência nessa língua, para a profissionalização de intérpretes e instrutores da LIBRAS,  A GRE do Médio São Francisco – Petrolina oferece o curso em parceria com o CAS(Centro de Apoio aos Surdos) e com as prefeituras municipais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, para praticar conversação e obter fluência na língua e certificar os profissionais na proficiência da LIBRAS, nas modalidades de interpretação e no ensino da língua.

O curso está sendo oferecido aos profissionais que prestam serviços aos governos estaduais e municipais, como intérpretes e instrutores que estão atuando diretamente com os alunos matriculados nessas redes de ensino, para melhorar os seus trabalhos e os tornarem funcionalmente legalizados e com certificação, capazes de atenderem às necessidades de comprovação de qualificação profissional, exigidas nos concursos e seleções de trabalhadores para a educação e outras áreas sociais.

Afinal, com esse curso, além da proficiência na LIBRAS, pretende-se dar uma visão panorâmica da linguística em relação aos conceitos de língua, linguagem universal linguístico e, através dos conceitos "cultura" e "Comunidade Linguística"  apresentar os referenciais obrigatórios na execução da profissão de intérprete e instrutor, lembrando da necessidade de participação dos movimentos sociais, levantando a bandeira da boa funcionalidade dos serviços oferecidos às pessoas com surdez. 
Professora Patrícia Cardoso






sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROJETO DA ESCOLA PADRE LUIZ CASSIANO ABRE NOVOS HORIZONTES PARA O CONHECIMENTO


A Escola Padre Luiz Cassiano desenvolveu no ano de 2011 o Projeto Trânsito: (re) educar é preciso!, envolvendo cerca de 630 alunos (do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, do EJA e do Travessia) que tiveram a oportunidade de  participar de blitz educativa, palestras, panfletagem, passeio ciclístico, produção de  paródia musical, teatro e da organização e execução da Feira Cultural do conhecimento com o auxílio dos seus professores, cujo o objetivo foi desenvolver a construção do conhecimento acerca do trânsito, voltado para uma formação ética e cidadã, buscando identificar os principais meios da vivência de um trânsito mais humano.
O projeto, coordenado pela educadora de apoio Maria dos Prazeres e pela professora Macileide, foi selecionado pela equipe da Gerência de Ensino, para ser publicado na Coletânea de Projetos 2012 pelo DETRAN-PE, que será divulgada na Semana Nacional de Trânsito e posteriormente utilizada nas formações da Coordenadoria de Educação.
A proposta é que ações educativas que envolvem a temática trânsito possam fazer parte do cotidiano escolar, na perspectiva de um trânsito mais seguro e humano.

Formadores do Progepe/Protepe recebem boas vindas e são capacitados para o aperfeiçoamento








Os formadores responsáveis por capacitar os professores e técnicos educacionais do Estado que se inscreveram no Programa de Formação Continuada de Gestores e Técnicos Escolares de Pernambuco - Progepe/Protepe se reuniram durante toda a quinta-feira (19), na UPE-Universidade de Pernambuco, para receberem as orientações sobre a dinâmica e o conteúdo do curso de aperfeiçoamento.
Abrindo o evento, os formadores receberam as boas vindas da Gestora da GRE-Petrolina, profª Anete Ferraz, da Secretaria de Educação, representada pela secretária executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi, e da Universidade de Pernambuco (UPE), na pessoa da diretora Socorro Ribeiro. Também compuseram a mesa a coordenadora geral do Programa, Ana Cláudia Alves; a coordenadora do curso de aperfeiçoamento, Maria do Socorro Nunes; o diretor da FCAP, Arandi Campelo; e a representante da comissão estadual de avaliação do programa, Carla Cavalcanti.
Depois de ressaltar a importância da parceria com a UPE no programa, Margareth Zaponi falou sobre a política de valorização do professor que está sendo implantada pelo Governo do Estado. “O Progepe é um sonho de mais de três anos que se concretiza. Entendemos que a formação continuada de gestores e técnicos escolares é uma responsabilidade da Secretaria de Educação”, afirmou.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

GOVERNO DE PERNAMBUCO INVESTE NA FORMAÇÃO DE GESTORES

CONSTRUINDO A EXCELÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

A Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede e a GRE-Petrolina, promovem o Seminário Oficial de Formação para Professores Formadores dos Programas: Progepe - Programa de formação continuada de Diretor Escolar e Diretor Adjunto e Protepe - programa de formação continuada de Técnicos Educacionais que acontecerá na próxima quinta-feira (19), em horário integral, na Biblioteca da UPE.
A iniciativa é uma parceria da SE com a Universidade de Pernambuco (UPE). Petrolina e Cabrobó são polos de Formação.
O objetivo do PROGEPE é promover a formação continuada para diretor escolar e diretor adjunto da rede estadual de ensino com ênfase em gestão, monitoramento, avaliação e educação em valores humanos, visando à implantação de políticas públicas educacionais voltadas para o sucesso dos estudantes.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Resultado IDEPE 2011

Prezados(as) parceiros(as) de trabalho,
Queremos parabenizar a todas as equipes escolares e técnicos que fazem a GRE- Petrolina pelos resultados educacionais obtidos no IDEPE-2011.
Sabemos que o esforço é coletivo: da gestão, dos professores, alunos, pessoal técnico-administrativo, das famílias, da GRE,  da Secretaria, do Governador.
Em Pernambuco, das 928 escolas,  520 tiveram calculado o IDEPE.
O Bônus de Desempenho Educacional contemplará 24.145 trabalhadores.e o salário extra  será pago no fim de julho. Que bom!
Em Petrolina, das 82 escolas 65 foram avaliadas.
Dessas 65:

·         27 atingiram a meta em 100%!;

·         14 atingiram as metas entre 50% e 99,9%!;

·         24 não apresentaram avanços;

A GRE- Petrolina atingiu suas metas em 88%!

Só temos a comemorar!

Os alunos aprendem mais...

Os professores ensinam melhor...

Os técnicos trabalham mais motivados...

As escolas cumprem a sua função social...

A GRE cumpre sua missão institucional...

A educação avança com qualidade...

Pernambuco cresce com responsabilidade social e torna-se referência nacional;

O desempenho dos estudantes das escolas públicas estaduais está melhorando.

Todos nós somos mais felizes!

Ainda há muito por fazer!

O desafio maior ainda é reduzir o abandono e a reprovação!

O monitoramento continua sendo rotina diária!

Cabe agora a GRE e as escolas analisarem os seus resultados e apresentarem propostas de superação.

Até lá e abraços do tamanho de Pernambuco e com 88% de satisfação!

Anete Ferraz e Equipe.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estudantes pernambucanos pré-selecionados para o Parlamento Jovem 2012

A Secretaria da Educação, por meio da Coordenação de Projetos Especiais, divulga a lista com o nome dos estudantes pré-selecionados para participar do Programa Parlamento Jovem 2012. A iniciativa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar. Os jovens selecionados simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto no site da Câmara dos Deputados (WWW.camara.gov.br) .
Pernambuco registrou um elevado crescimento no número de inscrições do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Em 2012, todas as ações desenvolvidas, tais como: seminários entre as gerências regionais de educação e todo o trabalho de divulgação, possibilitaram aumento na participação, passando de 25 projetos inscritos, em 2011, para 320 projetos de lei, neste ano, em todo o Estado. “É importante destacar a realização de atividades relacionadas a projetos de lei em comunidades quilombolas, indígenas, ações para alunos cegos e/ou com baixa visão e também em unidades prisionais em respeito à diversidade e a nossa política de direitos humanos”, relata o gerente de Projetos e Unidades Gerenciais, Antonio Mendes.
A Secretaria da Educação já encaminhou os projetos pré-selecionados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O conselho é responsável por enviar os textos dos estudantes à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher os participantes do Parlamento Jovem.
O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais, neste caso Pernambuco tem direito a quatro Jovens Parlamentares, que serão selecionados entre os 16 pré-indicados. Ao todo, para todo o Brasil serão selecionados 78 deputados jovens. Em Petrolina os estudantes pré selecionados são da Escola Moysés Barbosa: Bárbara Coelho Rodrigues (Dispõe sobre o controle de agrotóxicos na agricultura) e Elisângela Beatriz Silva (Dispõe sobre as práticas de utilização do Bioma Caatinga). 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Escolas têm até o final do mês para preencher dados do Censo Escolar 2012

As escolas das redes estadual, municipal, federal e privada de todo o estado têm até o dia 31 desde mês para preencher os dados do Censo Escolar 2012. O processo é todo realizado pela internet, através do site do Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br), que funciona como um cadastro único de escolas, turmas, alunos e docentes na educação básica.
No endereço virtual, o login deve ser feito com o CPF cadastrado pela escola nas edições anteriores do censo. As escolas novas, que ainda não possuem cadastro, devem procurar a sua gerência regional ou a coordenação do Censo na Secretaria de Educação de Pernambuco. As escolar devem trabalhar com o dia 30 de maio como data de referência.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação