segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gincana da Escola Paul Harris

Alunos da escola Estadual Paul Harris, em Petrolina, realizaram neste sábado (28), das 8h às 14h, uma gincana cultural.
O evento, promovido pelos estudantes do 6º ano, teve uma série de atividades – entre apresentações teatrais, de dança, declamação de poemas e músicas cantadas pelos alunos.
Parabéns pela iniciativa!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Culminância do Projeto “Ecologia e o Bicho” - CEJA João Barracão

A Cominudade do CEJA-João Barracão convida a todos para a culminância do projeto “Ecologia e o BICHO” que acontecerá no dia 26 de maio de 2011 a partir das 19 horas na no CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÃO BARRACÃO com a seguinte produções.

•Apresenções de vídeos;
•Jograis;
•Poemas;
•Quadros vivos;
•Exposições;
•Corais;
•Música;
•Dança;
•Paródia;
•Teatro de bonecos;
•E outros.

A comunidade do CEJA aguarda ansiosa as presenças de todos para prestigiarem o evento ecológico promovido por nossos jovens e adultos.

VII Copa Marcão de Futsal - Esc. Ministro Marcos Freire





A VII Copa Marcão de Futsal, faz parte do Projeto Esporte, Vida e Saúde, é um evento que já virou tradição e configurou-se ao nosso calendário. Esse evento é realizado anualmente no mês de maio.
A abertura da VII Copa Marcão, aconteceu no dia 22.05.11 na quadra poliesportiva Lourival Simões, ao lado da Escola Marcos Freire, às 9 horas da manhã, onde estiveram presentes diretores das escolas participantes, professores, alunos e a comunidade.
Para recepcionar os nossos atletas, tivemos a participação da Banda Mirim Eziel Cavalcante da E.E.M.M.F e a Orquestra da cidade de Cabrobó.
Os jogos tiveram início às 13 horas do dia 22 e continuam até a próxima sexta-feira dia 27, quando será a Final da Copa.
Estão participando desse grandioso evento:

Escola Estadual Ministro Marcos Freire
Escola Estadual Brigida de Alencar
Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Jose Caldas Cavalcante
Escola Mul. Prefeito Jose Caldas Cavalcante
Escola Mul. Vereador Jose Nilton Bione de Andrade
Escola Gregorio de Souza Menezes (Rede particular)
Colégio Espaço Livre (Rede particular)
Escola Estadual Bem-te-vi (Projeto Brigida)
Escola Mul. Alberto Vitor de Souza (Projeto Brigida - Orocó - PE)
Escola Estadual Anísio Veras (Verdejante).

Encontro – Saúde Vocal e Saúde Mental – NAS

O Núcleo de Atenção ao Servidor - NAS, promove Encontro acerca dos temas Saúde Vocal e Saúde Mental, além de informações sobre o papel do Núcleo de Atenção ao Servidor, ações estas voltadas aos/às professores/as e demais servidores/as. O Evento acontecerá no dia 28/05/2011 às 9 horas da manhã, na Escola Dom Avelar Brandão Vilela e contará com a presença das Escolas NM 6, NM 7, NM 9, NM 8 (Escola Erika Thaynara) e NM 10 (Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO 30 MINUTOS DE LEITURA NA ESCOLA



Dê um clique para ampliar a imagem.

INSCRIÇÕES ENEM 2011!!!

O Edital com todas as informações a respeito da prova do Enem 2011 já foi divulgado.

A Prova será aplicada nos dias 22/10 e 23/10.

O Valor da inscrição é de R$ 35, estando isentos alunos que estão no último ano do ensino médio de escola pública. Também existirá a possibilidade de se solicitar a isenção por baixa renda.

O Boleto será gerado no ato da inscrição, e deverá ser pago até o dia 10/06.

A Prova do Enem já se tornou o principal vestibular do Brasil há algum tempo. É pela nota do Enem que são selecionadas as vagas do Prouni, que cede bolsas integrais e parciais em universidades particulares. É também através do Exame Nacional do Ensino Médio que é realizada a seleção do Sisu, para diversas universidades federais do país.

No momento da inscrição o aluno irá gerar um boleto, que deverá ser pago até o dia 10 de Junho. O candidato poderá solicitar a isenção pelo próprio site de inscrição.

Para fazer a prova do Enem, o candidato deverá possuir CPF e RG.

O Enem 2011 contará com 180 questões de múltipla escolha, e uma redação.

As inscrições deverão ser efetuadas no site www.enem.inep.gov.br entre os dias 23/05 a 10/06.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MALHAÇÃO NA ESCOLA – 30 MINUTOS DE LEITURA


Segunda - feira, dia 23 de maio, Pernambuco vai fazer de suas escolas UMA ACADEMIA DE LEITURA. Reúna todos no mesmo espaço. Todos vão ler por trinta minutos a partir das 9horas no turno matutino; das 15h no turno da tarde e das 20h no turno da noite. Portanto, prezado (a) gestor (a), reúna todos no mesmo espaço e incentive toda a comunidade escolar. Entre nessa onda. Não permita que sua escola fique fora dessa sintonia. Leitura em Rede... TODOS LENDO POR TRINTA MINUTOS EM SUA ESCOLA!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto de educadoras da Escola Antonio Cassimiro chama atenção para problemas pós-lixão


Uma questão de saúde pública mobiliza a comunidade do Antonio Cassimiro, na zona norte de Petrolina. O problema remete-se há cerca de quatro anos, quando da transformação do lixão do Raso da Catarina (localizado no José e Maria, também na zona norte) em aterro público, e chamou a atenção de um grupo de educadoras da escola estadual que leva o nome do bairro.
Segundo a diretora da escola, Eliane Tavares, inicialmente a ideia era trabalhar um projeto com alunos e moradores no intuito de reivindicar equipamentos de lazer ao bairro, a exemplo de uma praça. Mas o grupo acabou descobrindo uma realidade assustadora. Ao visitar alguns comunitários, as educadoras perceberam um líquido estranho e mal cheiroso minando do chão das residências. Logo foram informadas se tratar do chorume oriundo do antigo lixão. As professoras também perceberam, além do chorume, um alto teor de salinização em boa parte das residências. “As pessoas nos contaram que esses problemas começaram depois que o lixão virou aterro”, informa Eliane.
O projeto da escola foi transformado em documentário, apresentado no final de abril. O vice-prefeito Domingos Sávio teve a oportunidade de conhecê-lo. Entre as várias atividades, ele viu trabalhos de pintura feitos por alunos mostrando o bairro que gostariam – sem o problema atual e com itens como saneamento, iluminação e segurança, reivindicados pela comunidade.
Por estar em viagem, o prefeito Júlio Lóssio foi ao Antonio Cassimiro depois. Segundo Eliane, ele disse já ter tomado conhecimento do problema antes e prometeu, até a segunda quinzena, enviar uma comissão de técnicos ao local para fazer um estudo e levantar o número de moradores atingidos. A vice-diretora da escola, Rose Novaes, mostra-se preocupada com a situação. Ela conta que muitos comunitários estão com medo até de dormir em suas próprias residências por causa do risco de desabamentos. “Quando eles compraram suas casas, não imaginavam que passariam por isso”, lamenta.
Nessa situação está a dona de casa Emília Maria do Nascimento. Ela mostra o líquido que sai constantemente do quintal e o sal que invade sua casa, além de rachaduras na sala e cozinha. A comunitária informou que até uma parte do muro do quintal veio abaixo por conta do problema. “Disseram que um dreno poderia amenizar esse problema, espero que a prefeitura tome logo as providências”, acredita.
Com o mesmo sentimento está o comerciante Valdomiro Rodrigues. Dono de uma panificadora no bairro, ele começa a se sentir prejudicado por conta da salinização e do constante esgoto em frente ao seu estabelecimento. Endossando as reivindicações está outra moradora, Francinete Gomes. “Já fizemos uma manifestação desde a época do prefeito Odacy (Amorim) e levamos um abaixo assinado para a prefeitura e a promotoria”, informa. A reportagem procurou a CTR, empresa responsável pelo aterro sanitário, mas foi informada que o diretor responsável para falar sobre o assunto está em viagem e só chega à cidade na quinta (19).