sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONVITE PARA SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS

SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS
Local: Petrolina Palace
Horário: 08h às 12h
Data: 02.05.2011(Segunda-feira)
Palestrante: Almir Serpa (Psicopedagogo - Autor de Livros)
Público alvo: - Professores da Área de Ciências Humanas
(Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Normal Médio), Educador de Apoio e Gestores
Realização: Grupo SM – Edições SM Brasil

LANÇAMENTO DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR











Aconteceu, no último dia 27 de abril, no auditório da GRE-Petrolina, O Lançamento do Prêmio Gestão Escolar. Trata-se de um estímulo à melhoria do desempenho da escola e do sucesso da aprendizagem dos alunos, além de contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FORMAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS







ACONTECEU, NA ESCOLA DR. PACÍFICO RODRIGUES DA LUZ, NOS DIAS 25 E 26 DE ABRIL, A FORMAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM FOCO EM LABORATÓRIO.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto de Construção da Cultura de Paz nas Escolas Públicas de Petrolina

Aconteceu, nesta manhã, um encontro da GRE com a Secretaria Municipal de Educação, onde foram discutidas propostas para elaboração do Projeto de construção da cultura de paz nas escolas públicas de Petrolina. Trata-se de um desdobramento da Escola Legal que visa contemplar todas as escolas da rede pública de ensino de Petrolina.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Capacitação realizada na GRE/Petrolina orienta profissionais no combate à violência contra mulheres

Aconteceu, na Gerência Regional de Educação, em Petrolina , uma capacitação destinada a combater as formas de violência contra mulheres, tendo como foco principal a Lei Maria da Penha. O curso, iniciado na última terça (12), envolveu profissionais das áreas de saúde e assistência social, além de policiais Militares de várias cidades do sertão, da Polícia Civil (Delegacia da Mulher) e do Corpo de Bombeiros. Os instrutores do projeto Patrulheiro Mirim e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também participaram do evento. Os módulos apresentados durante os encontros foram: Módulo I – 8h – Gênero, Educação Sexista e Comportamento a ser adotado pelos Profissionais Promotores dos direitos da Mulher; Módulo II – 4h – Tráfico de Mulheres, a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Módulo III- 4h – Aspectos psicossociais e impacto da Violência Doméstica na Saúde da Mulher; Módulo VI – 4h – Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência; Módulo V – 4h – Violência Doméstica e Familiar e a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

CONCURSO DE CARTAZES E VÍDEOS

Informamos que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD lança o I Concurso Nacional de Vídeo e quer contar com a participação das escolas para o desenvolvimento de uma campanha de prevenção, por meio desse concurso de cartazes, cujo tema é “ARTE E CULTURA NA PREVENÇÃO DO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS. Os alunos que irão participar deverão se inscrever e postar o Vídeo no site: www.obid.senad.gov.br até o dia 25/04/2011. Valor da premiação: 1º Lugar R$ 3.000,00 Público Alvo: Escolas da categoria 6º a 9º ano do Ensino Fundamental.

É o alinhamento entre o Governo do Estado, a Secretaria de Educação e a GRE-Petrolina trabalhando com foco em resultados.

Quando o trabalho acontece o resultado aparece.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

I MOSTRA DE VIVÊNCIAS DIALÓGICAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO






Aconteceu, na última quarta-feira, 13/04, a I Mostra de Vivências Dialógicas de Práticas Pedagógicas em Educação do Campo no auditório da Facape.

O encontro teve como objetivo identificar, socializar e valorizar as bem sucedidas vivências dialógicas das turmas do PROJOVEM CAMPO - saberes da terra II, que demonstrem mudanças significativas na prática pedagógica.

No turno da manhã aconteceram duas palestras: Políticas Públicas de Educação do Campo, ministrada pelo professor Ms. Nilton Gomes da Silva e Educação do Campo e Desenvolvimento Rural Sustentável, ministrada pelo professor Dr. Edmerson dos Santos Reis. À tarde, o auditório foi palco das belas apresentações e exposições das experiências.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminário Nacional sobre PNE

O Secretário Executivo de Desenvolvimento da Educação, Aurélio Molina, fez a abertura, nesta quinta-feira (07), do Seminário Nacional de Plano Nacional de Educação (PNE). Durante o evento, que teve dois dias de duração, os profissionais da área de educação puderam discutir as políticas dos sistemas de ensino. O seminário aconteceu no Centro de Convenções pelo Instituto Brasileiro Pró-cidadania, com apoio da Secretaria de Educação de Pernambuco. A palestra de abertura foi ministrada por Pedro Demo que fez uma explanação sobre o Plano Nacional de Educação 2011 – 2020: Possibilidades e Desafios para a Educação Brasileira. Na programação, ainda ocorreram os painéis: Contribuições do IDEB para o Ensino de Qualidade: Verdades e Equívocos; PNE e o Financiamento Público: Fatores Decisivos para a Efetivação das Metas; e O Plano Nacional de Educação e a Formação Continuada dos Educadores como Exigência Profissional. Já a mesa redonda teve como tema a Responsabilidades do Poder Público e Sociedade Civil na Aprovação, Implantação e Execução do Plano Nacional de Educação.
A GRE-Petrolina, marcou presença nas discussões, nas pessoas da profª Anete Ferraz de Lima Freira - Gestora da GRE e profª Isva Maria Modesto Morais de Souza - Chefe da UDE.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

COLEGIADO AMPLIADO GRE-PETROLINA






Aconteceu, na última quarta-feira, na GRE-Petrolina, o nosso colegiado ampliado. Os aniversariantes do mês foram homenageados.

OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE

Agir positivo é qualidade Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. Pensar positivo é qualidade Ao entrar no prédio de sua escola, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo colega de sua área. Ser educado é qualidade Seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, disponibilizar os recursos ao redor. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser organizado é qualidade Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Ser prevenido é qualidade Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser atencioso é qualidade Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades humanas. Aquela tarefa urgente pode aguardar mais 30 minutos. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão de aguardar a sua volta, menos aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega. Respeitar a saúde é qualidade Dentro do possível, tente se agendar (tarefas comerciais e sociais) para os próximos 10 dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a minutos do evento. Cumprir o combinado é qualidade Ao comparecer a eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas ideias. E divulgue-as sem receio. O máximo que poderá ocorrer é alguém poderoso ou o grupo não aceitá-las. Saiba esperar. Ter paciência é qualidade Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem o ouve. Falar a verdade é qualidade Deixe os problemas da escola na escola. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe dão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio. Amar a família e os amigos é a maior qualidade.


WERNECK, Hamilton. Professor: agente da transformação. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2008.

Extraído da revista construir notícias.

BLOG DA ESCOLA DR. PACÍFICO RODRIGUES DA LUZ

Aprecie o BLOG DA ESCOLA DR PACIFICO DA LUZ. Colabore, interaja. Sua visita será um prazer! www.escoladrpacificodaluz.blogspot.com